China, um mundo ainda desconhecido! – parte V – Hong Qiao Pearl Market / Templo do Céu (Tian Tan)

Em continuidade da postagem anterior…Cidade Proibida

No nosso terceiro dia em Beijing (03/05), fomos conhecer o Hong Qiao Pearl Market e em seguida o Tian Tan (Templo do Céu).

Mapa do hotel até Hongqio Market

Para chegar ao nosso primeiro destino o Hong Qiao Pearl Market,  fomos de metrô. Da estação Ping’anli (linha 6 sentido Lucheng) e descemos em Dongsi (3 paradas) e trocamos para Linha 5 sentido Songjiazhuang, após 5 paradas descemos na estação Tiantan East Gate e caminhamos por 5 minutos.

Entrada do Hong Qiao Pearl Market

O Hong Qiao Pearl Market é centro de compras que tem uma variedade enorme de itens, ótimo para quem quer comprar souvenirs.

fotos
stands onde se comercializa pérolas

Depois que fizemos as compras, bateu uma fome, seguimos então para área de alimentação, onde encontramos uma grande variedade de opções. Tinha comida indiana, coreana,  chinesa de diversas regiões e é claro, as redes de fast- food americanas.

Praça de alimentação do Hongqiao Market

Comemos um Chop Suei (risoto com camarão), estava muito bom! Para fazer o pedido é só apontar para as fotos do menu. A atendente anota o pedido e fornece um ticket com a valor a ser pago em um caixa comum para todos os restaurantes.

Mapa de Hongqiao Market até o Templo de Céu

Depois almoço fomos para Tiantan-Templo do Céu, para chegar até lá, é só atravessar a avenida em frente ao Hong Qiao Market. O templo fica em um enorme parque o Tiantan Gongyuan e é repleto de atrações, a área total é de 2,73 km².

O Tiantan é um complexo do templos taoístas, o maior de seu gênero em toda a China foi construído entre 1406 e 1420 durante o reinado do Imperador Yongle , que também foi responsável pela construção da Cidade Proibida em Pequim.

Mapa do Parque

Era utilizado para pedir a intercessão celestial para as colheitas na Primavera, e para dar graças ao Céu pelos frutos obtidos no Outono. Possui ao norte, a Sala de Oração pelas Boas Colheitas, e ao sul, o Altar Circular e a Abóboda Imperial Celestial.

corredores do Templo do Céu

O Parque possui belos jardins

Qinian Dian

Este templo trata-se de uma construção circular com altura de 38 metros. Foi construído sobre três terraços circulares de mármore branco, e ergue-se sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho, sem nenhuma viga.

fotos
Sala de oração pela boa colheita

O Templo do Céu foi construído para que as orações alcancem o Céu, e sua arquitetura tem magníficos detalhes. Um detalhe famoso são os pilares da Sala de Oração pelas Boas Colheitas: os quatro pilares do poço do dragão no círculo interno simboliza as quatro estações do ano; os 12 pilares interiores representam 12 meses do ano; os 12 pilares externos representam 12 períodos de duas horas do dia – os dois grupos de 12 pilares, somados a 24, implicam os 24 termos solares – no calendário lunar chinês, o ano está dividido em 24 termos solares, enquanto os três grupos de pilares (28 pilares no total) representam as 28 Mansões a lua.

O interior da sala de oração pela boa colheita – Qinian Dian

O Templo do Céu – Tian Tan

As Sete Pedras Estelares no Templo do Céu tem oito pedras

As Sete Pedras Estelares realmente têm oito pedras! As Pedras Sete Estrelas foram colocadas de acordo com a constelação do céu da Ursa Maior, com as sete pedras todas de tamanho semelhante para cumprir o brilho similar das estrelas observadas a olho nu na Terra. A oitava pedra, que é de um tamanho muito menor, é considerada a Alcor, a estrela companheira de Mizar da Ursa Maior.

As Sete Pedras Estelares

O parque também tem restaurantes, lanchonetes e lojinhas. Mas se quiser economizar é só levar o lanche para fazer  pic-nic e passar o dia inteiro lá.

Arctic Ocean – muito bom refrigerante!

O parque fica aberto diariamente das 6h às 22h, e os templos ficam abertos diariamente das 8h às 17h30. O preço do ingresso 35 yuan.

Para completar o dia, à tarde decidimos ir até a praça da paz celestial, mas este passeio fica para próxima postagem.