China um mundo ainda desconhecido! – parte VII – As muralhas da China (Badaling)

Em continuidade ao post anterior… Tiananmen (Praça da Paz Celestial)

No nosso quarto dia  no China (04/05) foi planejado para ir até Badaling, que segundo as informações era o ponto mais próximo de Beijing para chegar até as Muralhas da China. Badaling (八达岭), fica a 80 km do centro de Beijing, acessível  em uma confortável viagem de 1h30 de trem.

Como chegar até Badaling

Fomos de metrô da estação Ping’anli (linha 4) até Xizhimen, são 2 paradas (4 minutos). Nosso objeto era ir até estação North Beijing para ir de trem até Badaling. Porém, ao sair da estação de Xizhimen, fomos abordados por taxistas insistentes oferecendo nos levar até lá por 600 yuans com o argumento que a estação de trem estava fechada.

Mas não me dei por vencido e fui até a estação em busca alguma informação para chegar até lá sem precisar de táxi.  Para nossa sorte, havia uma mulher ainda jovem com seu filho que devia ter por volta de 7 anos, que naquele momento estava pedindo informação para um guarda da ferrovia. Eu só consegui entender que ela disse “Badaling”.

Ótimo pensei: Vou esperar até ela ser informada eu vamos segui-la!

Assim que ela terminou a conversa e já ia embora, eu a perguntei: Badaling? Ela respondeu que sim balançando a cabeça. Assim fomos com ela de volta até a estação de metrô Xizhimen e compramos passagens até a estação Huoying (linha13).

fotos

Na estação saímos até a superfície (saída G4) e caminhamos até a estação de trem  Huangtudian, para comprar os bilhetes da linha S2 – o preço é de 6 yuans. O caminho até a estação de trem é curto e em linha reta é só seguir as placas de indicação.

Os trens são modernos e confortáveis, e no interior são vendidos bebidas e lanches.

Moderno e confortável trem que leva até Badaling

Ao chegar na estação de Badaling (八达岭站), saia e siga as placas indicativas. São 1,2 km de caminhada de até a entrada da Muralha, passando por debaixo de um viaduto e algumas lojinhas. Para quem for a pé o caminho é bem sinalizado. Porém a nossa guia nos levou até um ponto de ônibus bem em frente a estação que leva até a estação de teleférico gratuitamente.  A partir desse ponto nos despedimos, pois nós queríamos subir a pé.

Para subir a muralha a pé, é só seguir andando em frente. Após passar pelo pórtico de entrada, é só comprar o ticket na bilheteria e começar a aventura! Para percorrer a Muralha, há apenas dois lados: Norte e Sul.

A entrada da muralha esta localizada no parque Yanqing.

A paisagem é muito bonita, ao longe a longa muralha serpenteando as montanhas até perder de vista.

Algumas construções, como a torre de observação estão bastantes preservadas apesar de estar no meio da floresta.

Na muralha compramos estas placas com o nome e data gravada por apenas 10 yuans.

fotos
Eu escalei a Grande Muralha, assim está escrito.

Após quase três horas de caminhada era de voltar, cansados mas felizes!

Horário de funcionamento da Muralha da China em Badaling:
De 06:30 às 19:00 (alta temporada) ou 07:30 às 18:00 (baixa temporada).
Custo: Ingressos a 40 yuan na alta temporada [abril a outubro] e 35 yuan na baixa temporada [novembro a março].

Na próxima postagem relatarei o último dia na China – o passeio ao Palácio de Verão.