Impressões de viagem à Rússia – Izmailovo – parte III

Em continuidade ao post anterior…Hotel Sovietskiy

Kremlin de Izmailovo – Кремль в Измайлово

Para ir até o Kremlin de Izmailovo fomos a pé do jardim de Alexandre até a estação Arbatskaya da linha 3 de metrô dá mais ou menos 10 minutos de caminhada. Da estação Arbatskaya são 6 paradas até a estação Partizanskaya. Da estação Partizanskaya até Izmailovo são aproximadamente 12 minutos de caminhada.

Mas porque visitar o Kremlin de Izmailovo?

• Por que é um local em que se pode conhecer um pouco da cultura russa, através dos museus, igrejas, gastronomia e também há um dos maiores mercado da Europa.
  • Para quem quer encontrar souvenires para presentear familiares e amigos com bom preço o Mercado/Vernissage de Izmailovo é o local ideal de Moscou para compras. São mais de uma centena de lojas e barracas  onde há grande quantidade de produtos do artesanato russo e também é um lugar onde nós podemos ter um contato mais direto com as pessoas.
  • E também a beleza da arquitetura, que mais parece àqueles castelos dos contos de fadas!

Izmailovo

Vernissage de Izmailovo – Вернисаж в Измайлово

O Vernissage de Izmailovo, ou Mercado de Izmailovo, é uma das maiores feira do mundo com centenas de barracas que vendem uma infinidade de coisas.

O bacana dessa feira é que as pessoas podem interagir com os nativos, e há muitos vendedores que fala inglês e até chinês, pois o vendedor de uma das barracas me confundiu com chinês e veio conversar comigo neste idioma, porém minha esposa me socorreu, pois ela conhece o dialeto cantonês e um pouco de mandarim.

Se acontecer de faltarem rublos não tem problema, em algumas barracas não só aceitam cartões de crédito como também aceitam euro ou dólar, e a taxa câmbio é bastante honesto.

fotos
Construção central todo em madeira
Diversa barracas com muita variedade de produtos

Logo no início do mercado, nós entramos em uma loja que tinha muitas peças de artesanato, e uma das primeiras coisas que vi foi um jogo de xadrez. Não pude resistir, eu e minha esposa pensamos: “Talvez não tenhamos outra oportunidade de vir aqui, é melhor comprarmos agora!” Não pensei duas vezes, comprei o maior que tinha, e o valor foi de 6500 rublos. De fato caminhamos muito pelas barracas e não vimos mais este tipo de peça. Então uma dica: Se gostar de um objeto em especial, é melhor comprar!

fotos
Belíssimo jogo de xadrez, as peças são esculpida em madeira

Encontramos bonequinhas feita de porcelana, e também aquelas bonequinhas feitas de madeira as matryoshka.  Outro item muito bonito são os copos e porta copos feito em metal, custa em torno de 2500 rublos. Os chaveiros custam 150 rublos. O chapéu tradicional russo “Shapkas” tem várias tonalidades, tanto masculino quanto feminino, é um item quase obrigatório de comprar.

Ao final do dia e já tendo passado o “efeito do café da manhã” do hotel, fomos a uma barraca de alimentação. O nosso pedido foi café expresso, e só dizer “ekspress” e também hot dog, é isto mesmo! Na Rússia tem hot dog (хот догe é uma delícia, e a pronúncia é igual ao inglês.

A minha esposa adora cachorro quente, porém este que comemos é totalmente diferente do que nós estamos acostumados a comer no Brasil. Esqueça catchup, maionese, vinagrete, batata palha, bacon, purê de batata, queijo ralado e etc. Na Rússia, a diferença é o pão crocante por fora e macio por dentro, a salsicha é defumada e o molho é de mostada.

Hot Dog

Voltamos no fim da tarde, quase noite, ao hotel para descansar, porque no outro dia (domingo), enfrentaríamos uma maratona de bate e volta até Leningrado, indo de trem bala russo “o Sapsan”.

Mas, este passeio eu descreverei na próxima postagem, до свидания (da svidanya – até a vista)!